segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quadrinhos de ontem e de hoje

Noutro dia, minha filha adolescente estava com uns adesivos redondinhos contra espinhas no rosto e não sei de que recôndito rincão de minha memória me veio a lembrança de uma antiga personagem de histórias em quadrinhos: Brotoeja, uma menina alucinada por bolinhas.


É claro que a partir daí comecei a me lembrar de outros personagens publicados pela Rio Gráfica Editora.


  

É bom dizer que nessa época todos os quadrinhos que circulavam por aqui eram americanos.
Minha geração leu muitas revistinhas do Pato Donald, Tio Patinhas, Mickey, Pateta e Almanaque Disney.



Só depois da chegada da Turma da Mônica (1970) é que a Editora Abril lançou uma revistinha específica do Zé Carioca (1972), na qual as histórias se retratavam uma realidade brasileira. Antes, o papagaio  criado para o filme "Alô, amigos" só aparecia em alguma historinhas de outros personagens Disney.



Hoje nem sei se ainda existem as revistinhas da Disney. Os quadrinhos de Maurício de Souza conseguiram um feito espetacular: desbancaram os fortíssimos personagens americanos e se tornaram referência em um país que está muito mais acostumado a consumir produtos culturais estrangeiros. Não satisfeito, Maurício ainda exporta suas historinhas para 73 países.

Em busca de um novo público (ou melhor, o público que cresceu) lançou a Turma da Mônica Jovem, onde o Cebolinha, agora, ao invés de levar coelhadas, ganha bitocas da Mônica.



Neste mesmo rastro, lançou-se a revistinha da Luluzinha Teen. O mais curioso é que, apesar dos personagens originais serem americanos, a turma de adolescentes vive na cidade de Liberta, em São Paulo ( só sei disso porque contei com a consultoria da Clara...rs).



Mas pelo jeito, concorrências à parte, a turma de Maurício de Souza ainda vai reinar por aqui durante muito tempo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário