sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Jobs

Gênio.
Este foi o principal adjetivo utilizado pela mídia para designar Steve Jobs, falecido esta semana, vítima de um câncer de pâncreas.
Nunca tive um Mac, não por morrer de amor por meus PCs, mas por questões econômicas mesmo. Agora mesmo estou pensando em comprar um Netbook e o Air da Apple custra o triplo de um "comum". Mas é claro que admiro um cara visionário como ele, que soube, através de suas criações ( e de seus engenheiros) mudar os hábitos de milhões de pessoas ao redor do planeta.


As homenagens são mais do que justas e o espaço dedicado a elas , pertinente.
O problema é quando o exagero, o mau gosto ou oportunismo aparecem.
Dou três exemplos:

1 - No dia seguinte à morte , o jornal Bom Dia Brasil chamou o comentarista de saúde da TV Globo, doutor Luis Fernando Correia para explicar o câncer de pâncreas, mas sua introdução não poderia ter sido mais lamentável. Ao explicar que aquele era um tipo de câncer raro, soltou a seguinte pérola:

"Um indivíduo tão singular e tão diferente como o Steve Jobs também não ia ter um câncer comum, não é?"
(http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/10/cancer-no-pancreas-e-traicoeiro-pois-nao-da-sintomas-diz-especialista.html)



Trata-se de uma nova linha para os pesquisas médicas: quem tem QI alto morre mais de câncer raro.
Se nada for provado cintificamente, pelo menos o assunto renderá uma boa matéria para o Fantástico.



2 - No quesito mau-gosto, algumas chages sobre a morte do dono da Apple se superaram:






3 - E na categoria oportunismo, a medalha de ouro vai para a assessoria de imprensa da internacionalmente quase famosa Mulher Maçã. De acrdo com o comunicado, a moça fruta ficou tão abalada com a morte de ESTEVE JOBS que resolveu homenageá-lo fazendo uma tatuagem da marca da Apple (maçã como ela). Só não ficou claro em que parte do corpo a maçã mordida ficará alojada
(ou seja, se será uma homenagem explícita ou reservada).



Confira a íntegra da nota:

"Gracy Kelly a mulher maçã se sentiu tocada com a morte de Esteve Jobs. Ela acredita que boa parte de seu sucesso nacional e principalmente internacional tem haver com o simbolo da apple que vem a ser uma maçã. No ano em que comecou a aparecer na midia como a mulher maçã por coincidencia foi o mesmo da ascenção da empresa americana. Mesmo nunca tendo conhecido esse gênio inventor de grandes modernidades ela se sente profundamente agradecida pela maçã vir a ser o simbolo da empresa que vem a ser seu apelido desde adolescente. Ela promete fazer uma nova tatuagem com o simbolo da apple para eternizar o seu agradecimento".

Um comentário:

  1. Apesar de ter sido pela culatra (ou não), a assessoria da Mulher Maçã marcou um ponto: a essa hora ela está em todos os portais noticiosos, sérios ou não.

    ResponderExcluir