segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PERSONAGENS IMAGINADOS

A expressão é clichê: “Um livro é sempre muito melhor do que um filme”. Concordando ou discordando, pelo menos devemos admitir que a leitura de um bom romance mexe muito mais com nossa mente do que qualquer “fita” de Hollywood.
No filme está tudo ali, prontinho para ser consumido, por mais rico e surpreendente que seja, já a leitura nos faz exercitar a imaginação, visualizar cenários, idealizar os personagens.
Quando um livro é adaptado para o cinema e você não o leu, tudo bem. Você aceita na boa a caracterização imposta.
Por exemplo, eu nunca tinha lido nenhum livro do Harry Potter antes de acompanhar a série cinematográfica. Para mim, para todo sempre, Harry Potter será Daniel Radcliffe.


Mas quando acontece o contrário, nem sempre o ator escolhido corresponde à imagem que você tinha concebido.
No caso do Código Da Vinci, gostei da escolha de Tom Hanks. Casou bem com o professor Robert Langdon que eu imaginara. Talvez porque Hanks seja um daqueles atores camaleônicos que, tal como Johnny Depp, se moldam a qualquer personagem.


Mas lendo uma reportagem sobre a série de TV que vai levar os livros de Luiz Alfredo Garcia-Roza para a telinha, me decepcionei com o ator escolhido para interpretar o intrépido Delegado Espinosa, titular da 12ª DP, de Copacabana. Não pela qualidade do ator Domingos Montagner, um dos melhores surgidos nos últimos tempos, mas é que, sendo um voraz leitor da saga de Espinosa, já tinha sua imagem definida em minha imaginação.


Para mim, o Delegado seria um cara um pouco mais velho, com uma leve calvície e um físico um pouco mais relaxado (afinal ele não para de comer kibes e esfihas do Baalbek, na Galeria Menescal, ou massas na La Tarttoria). Um coroa boa pinta.
Só espero que a série não me decepcione. As histórias são muito boas e o personagem muito bem elaborado para serem pasteurizados televisivamente.



Estarei na torcida.

PS: Na reportagem havia, ao menos, uma boa notícia. Ano que vem teremos mais uma aventura do personagem de Garcia-Roza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário