quinta-feira, 7 de julho de 2016

O GRAMADO DOS OUTROS É MUITO MAIS VERDE


Aprendi a gostar de futebol num tempo em que, por aqui, ninguém falava de Eurocopa. 


Só descobríamos como eram as outras seleções durante as Copas do Mundo. Nos anos 80, campeonato estrangeiro na TV, só o italiano. E mesmo assim um jogo por semana, nas manhãs de domingo, no Show do Esporte da Band (TV Bandeirantes, na época). Ídolos internacionais, nem pensar. Os daqui bastavam. Aliás o campeonato italiano só começou a ser televisionado porque alguns jogadores como Zico e Falcão passaram a atuar por lá.


Campeonato inglês, nem pensar! Um futebol chato de se ver nos mundiais. Muita correria e bolas levantadas na área em profusão.
O campeonato alemão, então não tinha qualquer tradição no cenário mundial.
Mas o futebol virou negócio, evoluiu como espetáculo e ligas que souberam vislumbrar essa mudança passaram a despontar no cenário mundial.Hoje até Campeonato Chinês passa por aqui.
Ingleses e alemães são o melhor exemplo.
Um moleque, como eu era, apaixonado pela bola, hoje sabe muito melhor as escalações de Bayerns, Chelseas e Saint Germains da vida do que as de nossos combalidos times daqui.
Se ainda há alguma ligação com camisas locais é muito mais por conta de uma herança familiar do que por qualquer outra coisa.


E não os culpo. Como comparar um clássico do Campeonato Brasileiro a um Barça x Real da vida. Como não preferir uma Champions League?
Falta talento, falta criatividade, falta ousadia. Reflexo fidedigno da incompetência de nossos dirigentes esportivos (para não falar de desonestidade).
Os 7x1 ainda vão ecoar durante muito tempo e, pelo menos até agora, parece que a vergonha não foi suficiente para levantar a poeira necessária.



Cerca de um ano antes da Copa assisti a uma entrevista de Jurgen Klinsmann, hoje treinador dos EUA, na ESPN, falando sobre todo o trabalho desenvolvido pelos alemães para desenvolver a Bundesliga e valorizar seu selecionado.


Não é mágica. É trabalho.
Falta dinheiro? Falta.
Uma liga precisa de grandes investidores? Precisa.
Mas quem investiria aqui com o caos que impera em nossos gramados?
Enquanto ninguém faz nada, o jeito é estourar um saco de pipoca no microondas e ficar torcendo pelos outros.


Bola murcha total!


Nenhum comentário:

Postar um comentário