terça-feira, 3 de maio de 2011

Suíte global

Antes de começar mais um post sobre a cobertura da mídia no caso Osama, uma correção sobre o post anterior. Quando falei dos jornais europeus disse que só o Le Monde saíra com uma edição extra, mas nada como ter bons mestres para reconhecer nossos erros. De acordo com Alberto dines, o Le Monde conseguiu dar a capa pelo simples fato de que é um jornal vespertino, o que lheu deu o tempo necessário para noticiar o fato.



Um dia depois, portanto os jornais da Ásia, oriente Médio e Europa puderam enfim estampar a história em suas primeiras páginas



Este jornal indiano aproveitou para criticar o Paquistão, país com quem a Índia vive às turras por questões territoriais.




A revista americana Time saiu com uma edição extraordinária e fez, na capa, uma analogia à clássica capa publicada depois da morte de Adolf Hitler em abril de 1945.


Aliás esta é a única comparação cabível entre a cobertura da morte do ditador nazista com a do terrorrista Osama Bin Laden. 



Hoje em dia a tecnologia anda de mãos dadas com a informação e ela surge instantânea, às vezes quase sem querer. Foi o caso do paquistanês Sohaib Athar, dono do perfil @ReallyVirtual no Twitter. Ele postou sobre a aproximação dos helicópteros ao local, dizendo esperar que "não fosse o começo de nada ruim". Horas depois, ele escreveu no microblog: "Sou o cara que blogou ao vivo sobre o ataque a Osama sem saber". Procurado pela imprensa de todo o mundo, se desculpou dizendo não poder atender a todos que tentaram contato para que contasse sua história. E filosofou: "Aqueles que sonham com muitos fãs devem precisar de um psiquiatra".



Pena que nem todos pensem assim. Celebridades logo começaram a tuitar suas impressões sobre a morte do terrorista. E a mídia, é claro, tratou de reproduzir.
A título de ilustração faço o mesmo aqui.

A cantora Lady Gaga foi uma das primeira a se manifestar. "Acabo de pousar. Assistindo a CNN, é um momento histórico na luta contra o ódio". O comediante Jim Carrey também escreveu sobre o fato. "Uau! Eles mataram o Bicho Papão! Eu senti que havia algo no ar hoje à noite! Bin Laden já era!". Já a cantora Lily Allen mandou um recado aos fãs. "Eu sei que Osama Bin Laden está morto, mas se todos pudéssemos parar por um minuto para considerar verdadeira notícia de hoje eu apreciaria muito. (...) É meu aniversário, faço 26".
Profundos como um pires...





Nunca tantos tuitaram...
Entre 22h45 e 2h30, horário na costa leste dos Estados Unidos, foram 3.440 tweets por segundo, a taxa mais alta registrada na história da rede social. No momento de maior intensidade, foram publicados mais de 5.100 tweets por segundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário