quinta-feira, 28 de julho de 2011

Piada ou abuso?

Por questões pessoais, não assisto à Rede TV. E não se trata apenas das produções de baixo nível apresentadas pela "emissora", mas sim pelo calote que deu (com a complacência do Judiciário) em milhares de ex-funcionários da TV Manchete. Comprou a antiga emissora e fugiu das responsabilidades trabalhistas que lhe eram devidas. Eu sou um deles.
A programação da "emissora" também não me faz repensar nessa decisão.
Esta semana me espantei ao saber que um integrante do programa Pânico na TV tinha penetrado no velório da cantora Amy Winehouse. Pesquisando na internet descobri que a prática era comum, tendo o mesmo cidadão adentrado, sem convite, a diversos eventos, como uma gravação do BBB, a cerimônia do Oscar e ao show tributo em homenagem a Michael Jackson.
Fiquei imaginando o que eles fariam depois de indirem a cerimônia. Qual seria o tom do comediante? O que aquilo acrescentaria ao público do programa? Ou tudo ser resumiria à transgressão pela transgressão?
Antes mesmo da farsa ir ao ar, no entanto, tive uma "amostra grátis". O site Comunique-se publicou a notícia de que o tal impostor e um produtor tinham dado uma entrevista a uma rede de TV alemã, se passando por amigos da cantora. Logo outros microfones se juintaram, inclusive um da TV Record.
O produtor não conseguia conter o riso e virou de costas, fingindo estar chorando.



Vejam o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=YxnWKCVvu9c
Em vários sites o vídeo foi bloqueado por ordem da RTL.
Os dois também tiveram suas fotos publicaadas por outros meios de comunicação e até a CNN os identificou como assessores de Amy (informação corrigida depois). A REUTERS também desmentiu o fato.
O jornal espanhol El País noticiou a mancada dos meios de comunicação e classificou Zukerman e Machado como "humoristas especializados na duvidosa arte de penetrar em eventos nem sempre festivos"


A Rede TV, como não poderia deixar de ser, fez a festa e destacou a "proeza" dos contratados no programa TV Fama
http://www.redetv.com.br/Video.aspx?8,10,206977,entretenimento,tv-fama,impostor-do-panico-invade-funeral-de-amy-winehouse
Com certeza muita gente achará graça na coisa, que se tratou de uma brincadeira inofensiva. Mas, à luz do Código Penal (e corrijam-me se estiver errado, amigos causídicos), trata-se de um caso de falsidade ideológica. E talvez, até mesmo, de falsidade religiosa, pois os dois usavam um quipá na cabeça. O impostor, Daniel Zukerman, até tem sobrenome judaico, mas será que André Machado, o produtor também é?
Alguns fãs brasileiros não gostaram da história e propuseram, através das redes sociais, boicote ao programa.
Confira o texto:

“NO DOMINGO NÃO LIGUE A SUA TV NA ‘REDE TV’.
No twitter use a hashtag : #BoicotePanico

Qual o limite para se ganhar no ibope? Será mesmo que tripudiar em cima da morte de alguém pelo simples fato dela ser famosa, é comédia?
No nosso ponto de vista, é TRAGÉDIA!
Amy Winehouse assim como tantos outros astros que faleceram cedo, estava DOENTE… E essa doença se deve muito à pressão que sofriam pela própria imprensa.
Amy Winehouse foi imortalizada em sua morte, sua música esta presente na vida de todos que vivem hoje. O mínimo esperado é RESPEITO!
Convide seus amigos para este evento, quem sabe com o IBOPE em baixa, eles aprendam que HUMOR não é isso.
LAMENTÁVEL!”

Nunca fui fã de Amy Winehouse, mas concordo com a turma aí de cima. Se a família optou por uma cerimônia reservada, não cabia a humoristas ou quem quer que fosse, invadir o local. E a desculpa de que se tratava apenas de uma brincadeira não cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário