sexta-feira, 27 de junho de 2014

UMA NOTÍCIA, VÁRIOS OLHARES

Muita gente andou acusando a mídia de ter potencializado a gravidade da mordida que o atacante Luis Suárez deu no jogador italiano Chiellini durante a fase de grupos da Copa do Mundo. Então, nada melhor do que a gente dar uma analisada nos jornais do dia seguinte ao anúncio da suspensão de 4 meses para o jogador uruguaio.Suárez já está em solo pátrio e lá foi recebido como herói injustiçado.
A capa dos jornais uruguaios têm, todas, um tom de velório e revolta. Só o La República buscou mexer com os brios da torcida:


        
   


Na Grã-Bretanha, a mídia do país, acusada de complô contra Suárez, se ateve a registrar o fato em manchetes bem mais comportadas do que nos últimos dias, mesmo nos tabloides sensacionalistas.



Na Itália, terra da vítima, também manchetes menos duras, talvez pelo fato do próprio Chiellini ter considerada dura demais a punição. Só o Corriere dello Sport continuou a chamar Suárez de canibal:


Nos países latinos que ainda disputam a Copa, tons diferenciados. Enquanto na Argentina, célebre rival uruguaia, os jornais pegaram leve (mesmo o irreverente Olé), em outros países como México, a agressividade das manchetes ainda chamou a atenção (Suárez é chamado de cachorro):




Aqui no Brasil, por ser a sede da Copa, quase todos os grandes jornais deram destaque à punição. A maioria, contudo, não emitiu juízo de valor nas manchetes. O LANCE optou pela gozação, já o Correio da Bahia reproduziu uma montagem que correu as redes sociais nos últimos dias e pegou pesado:   



 
Culpados ou não, o fato é que os jornais foram bem menos duros depois da punição anunciada. Talvez saciados em sua fome de justiça, talvez com certo sentimento de culpa. Mas como dizia aquela velha frase, "Jornal velho só serve para embrulhar peixe", e amanhã a Copa segue e outras notícias virão. Suárez passa, como outros passarão e, para nós, resta apenas a refletir sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário