terça-feira, 8 de julho de 2014

DEBAIXO DOS CARACÓIS DE SEUS CABELOS...

Escrevo antes da partida contra a Alemanha que pode botar o Brasil na final da Copa do Mundo de 2014. Mas meu post nada tem a ver com questões técnicas ou táticas, ou com as chances de levantarmos a taça pela sexta vez.
Este texto é sobre carisma. E sobre um jogador que esbanja esta qualidade.
Estou falando do zagueiro David Luiz.


O Brasil de 2014 sempre foi Neymar e mais dez. O menino talentoso e atrevido de Santos, terra onde outro menino atrevido e talentoso, que também jogava com a 10, se fez Rei, sempre foi o símbolo maior da Seleção. E não falo apenas de futebol.
Ninguém apareceu mais em propagandas, de um ano pra cá, do que Neymar Jr. A camisa oficial mais vendida é a que tem o seu nome. E mesmo nos camelôs espalhados por todo o Brasil, as camisas piratas, todas, levam o 10 às costas, o 10 de Neymar.
Só que o menino não está mais na Copa, para a aflição da torcida, de Felipão e dos muitos patrocinadores do atleta que, no entanto, não perderam tempo e logo trataram de fazer uma limonada com o limão azedo que lhes caía nas mãos.



 
Marketeiros de plantão não também podiam deixar a bola cair e logo estava na rede a campanha #SOMOSTODOSNEYMAR.


O curioso é que apesar da inegável força da imagem de Neymar, outro jogador ganhou muito espaço junto à torcida: o carismático David Luiz.
Com sua vasta cabeleira e o jeito de menino grande, ele tem atraído uma enorme simpatia da torcida brasileira.
Ok, vocês podem dizer que a imagem do zagueiro também é explorada pelos muitos comerciais dos quais participa e que isso pode ter influenciado o público...




Mas dando uma olhada nas redes sociais, o que se vê é que a admiração por David Luiz é bem diferente da admiração pelo craque Neymar. O garoto que hoje atua no Barcelona é visto como o craque que podia nos levar ao título com sua genialidade, com suas jogadas, com seus gols. Já o zagueiro cabeludo, que até fez dois gols nessa Copa, é visto de outro jeito, de uma forma mais humana, mais próxima de nós, pobres pernas-de-pau.
Quem concorda comigo é o jornalista Rodrigo Borges, do blog Esporte Fino, da revista Carta Capital:

"Ainda faltam seis dias para que o mundo conheça o novo campeão mundial de futebol. Mas esta Copa já tem um vencedor: David Luiz. O zagueiro encontrou no maior dos torneios o palco para se revelar. Não aos quem já gostam e acompanham o esporte. Mas atingiu, desta vez, o maior dos públicos, aquele que gosta de futebol de quatro em quatro anos. O “torcedor de Copa do Mundo” agora sabe quem é o zagueiro cabeludo... Carismático, David é bom de propaganda, mas não é moldado pelo marketing. Ele é autêntico e parece um cara como você, como eu...David Luiz é o cara bacana da seleção. E seu papel pode ir muito além das palhaçadas, das caretas e dos gestos bacanas: ele mostrou o caminho para a reconciliação de um namoro que se perdeu faz tempo, entre a seleção brasileira e a torcida."
 
Foi navegando pelo Facebook que me dei conta da identificação da torcida com ele. Seja através de brincadeiras com as caras e bocas que faz ao marcar...


Seja através das suas atitudes nos treinos e durante os jogos do Mundial...



O jogador tem mostrado o quanto é importante para o time e isso é reconhecido pela torcida. Quem não se lembra daquela bola impossível que ele tirou em cima da linha na decisão da Copa das Confederações...

Ou, mais recentemente, da conversa serena com o goleiro Júlio César pouco antes da cobrança dos pênaltis na partida contra o Chile...


Mas, o que me parece é David Luiz caiu nos amores da torcida brasileira por algo que vai muito além das realizações nas quatro linhas... O garoto cabeludo nos lembra, a todo momento, o quanto pode ser lúdico o futebol e o quanto ele é, apesar das milionárias cifras que movimenta, um jogo entre meninos.



Por essas e por outras é que concordo com o meu colega da Carta Capital. Mesmo antes do final da Copa, o Brasil tem um campeão. E ele se chama David Luiz.

 

Um comentário:

  1. Excelente texto. Conseguiu me emocionar hoje, mesmo depois dessa goleada trágica! David Luiz pode ter perdido seu brilho depois dessas quartas, mas por todas essas razões listadas por você, deu a cara a tapa, com os olhos outra vez marejados, para não por acaso pedir desculpas à população.

    ResponderExcluir