terça-feira, 8 de março de 2011

Quem é você?

A velha canção de Chico Buarque "A Noite dos Mascarados" começava assim:

"- Quem é você?
- Adivinha se gosta de mim!
Hoje os dois mascarados
Procuram os seus namorados
Perguntando assim"

Há muito tempo, no carnaval carioca, não se via tantos mascarados pela cidade. Nos blocos de rua, a tradição das fantasias ganha cada vez mais força. Das mais simples às mais sofisticadas, das mais banais às mais criativas, vê-se de tudo por aí.
Perdeu-se o pudor de andar fantasiado pela cidade nos quatro dias de Carnaval. No ônibus em que eu fui ao Cordão do Boitatá, no domingo, quase 80% dos passageiros estavam fantasiados.
Aliás, o Boitatá há muito tempo deixou de ser um bloco para se transformar em um baile a fantasia. Um espetáculo ao ar livre.
Se tivesse que indicar um único bloco, a qualquer pessoa que viesse ao Rio para a folia, este bloco seria o Boitatá. Pois foi graças ao Cordão que o espírito dos velhos carnavais da avenida Central, atual Rio Branco, reincorporou na Praça XV.
Veja as fotos abaixo e diga se não estou certo.

As fantasias podem ser individuais e super-elaboradas como a deste enjaulado.

Mas, às vezes uma peruca e um pedaço de papelão já bastam para ser um astro do Rock.

O inusitado também vale. Vejam que lindo este arranjo de cabeça da loira sorridente.

E se exagerar na dose, tam sempre um ENGOV por perto pra ajudar.

Tá legais quanto as fantasias individuais, são as de grupos, como esta convenção ecumênica acima.

Ou este defile de "beldades" que incluía as misses Ponta Grossa e Pau Grande.

Em tempos de Cisne Negro, essas "bailarinas" optaram pelo modelito tradicional.

Super-produção mesmo foi a deste grupo, que encarnou os personagens do filme
"Alice no País das Maravilhas".

Os casais fantasiados também eram muitos.

Assim como as famílias. Esta daí era a mais legal. O pai estava de lobo, a mãe com a cesta de doces e a filha, de Chapeuzinho Vermelho, distribuindo guloseimas para todos. O melhor, no entanto era a inscrição na roupa da menininha: "Eu amo o Lobo Mau".

Enquanto minha filha topar ir a blocos comigo (o que não deve durar muito tempo) pretendo manter essa tradição de sairmos fantasiados. Se possível a família toda. Esta foto aí de baixo tiramos no Sargento Pimenta, bloco que tocava músicas dos Beatles em ritmo de Carnaval. Strawberry Fields Forever!




E como diria a canção do Chico...

"Mas é Carnaval! Não me diga mais quem é você.
Amanhã tudo volta ao normal.
Deixa a festa acabar, deixa o barco correr,
Deixa o dia raiar que hoje eu sou
Da maneira que você me quer.
O que você pedir eu lhe dou,
Seja você quem for, seja o que Deus quiser!
Seja você quem for, seja o que Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário