segunda-feira, 28 de maio de 2012

Torcendo pelo meio ambiente

Qualquer iniciativa que incentive a reciclagem de lixo é válida. Nossa produção de lixo é imensa e sem reciclagem, literallmente, jogamos dinheiro fora. Há muita gente que vive da reciclagem. Catadores conseguem tirar seu sustento dessa fonte inesgotável. Atarefa não é das mais salubres, mas com toda certeza, é indispensável.


Mesmo assim vemos muito lixo que poderia ser reciclado, abandonado, prejudicando o meio amiente. E as garrafas PET talvez sejam os detritos mais visíveis. Elas estão por aí, em rios, canais, lagoas e baías.
O problema é que o preço pago pelo quilo da garrafa PET é metade do que é pago pelas latinhas de alumínio. E, convenhamos, o volume de um quilo de PET é muito maior do que o de latinhas.


A Coca-Cola acaba de lançar um novo tipo de material nas garrafas da água mineral Crystal, com 20% PET e até 30% de plástico produzido a partir da cana de açúcar. A garrafa pode ser torcida e passa a ocupar bem menos espaço (37% a menos), o que realmente pode incentivar a coleta dos vasilhames.


O problema é que não adianta que apenas as garrafas de água sejam desse material. Se a Coca-Cola resolver adotá-lo para toda sua linha de refrigerantes estará dando, realmente, uma grande contribuição para o meio ambiente.
Só fazer propaganda não adianta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário