quarta-feira, 9 de março de 2011

Hoje tem marmelada???? Tem sim senhor!!!!

Como já disse aqui. Gosto dos desfiles das Escolas de Samba.
Admiro o trabalho dos carnavalescos que conseguem traduzir, em alegorias e fantasias, enredos nem sempre fáceis e que, com isso, fazem com que, quem está nas arquibancadas, entenda o que se passa no desfile.
Sim, poeque quem assiste em casa tem a explicação dos locutores da transmissão. Já quem está lá não recebe um libreto dessa "ópera momesca", e só consegue traduzir bem o desfile se o carnavalesco assim o permitir.
Um craque neste trabalho, no meu entender é Renato Lage, atualmente no Salgueiro, que mantém essa linha de trabalho por todas as escolas que passa.



Quem olha seus desfiles entende perfeitamente o que cada ala significa no enredo. Além, é claro, de produzir os mais belos carros alegóricos do Carnaval carioca (na minha opinião, é claro).



Na Tijuca, Paulo Barros mostrou mais uma vez que criou um estilo e que já tem seu nome marcado na história da Sapucaí. Seus carros são feitos para divertir o público, para surpreender. E isso ele faz como ninguém.





As comissões de frente do ano passado e deste ano são a maior prova do talento do carnavalesco.



Surpresa boa foi a Ilha. Tivesse desfilado valendo nota, certamente estaria desfilando no sábado das campeãs. O trabalho do carnavalesco Alex de Souza mostra que tem gente boa chegando.






O grande atrativo do Desfile está nisso; nas inovações, no risco do novo, como o balão da Porto da Pedra.




Ou então a paradona da bateria da Mangueira.



Mas o eficiente corpo de jurados não acredita muito nisso. Na verdade nem acompanho mais a apuração, pois não vale a pena. Os critérios são estapafúrdios. Se é que há critérios. Alguns estão ali para, todos os anos darem uma nota mais baixa para as escolas menores, tirarem alguns décimos das médias e dar 10 para as favoritas.
E a mesmice é premiada, ano a ano.
Daí a bateria da Verde e Rosa, Estandarte de Ouro, perder pontos.
A situação foi tão esdrúxula que, depois de uma sequência de notas baixas, Ivo Meireles comandou a retirada dos mangueirenses da apuração.
Ele está certo? Não sei.
Mas sei que não dá pra aturar que as notas de alegorias do Salgueiro sejam menores do que as dos feios carros da Beija Flor.



Colocar fotos estampadas nas alegorias é coisa dos tempos da Presidente Vargas. Nem no grupo B ainda faria sucesso. Mas elas estavam lá espalhadas pela escola de Nilópolis.





Os carros eram poluídos visualmente, mas quem ia tirar o título do Rei?


Vou continuar assistindo aos desfiles, pois há muita coisa boa para ver. Mas também continuarei deixando de assistir à leitura das notas. Nada que saia dali vale a pena ser levado em conta.

Uma última pergunta: o que é que o Oswaldo Montenegro estava fazendo atrás do Roberto Carlos naquele "indescritível" carro final?????



3 comentários:

  1. essa do Oswaldo Montenegro foi perfeita. Quando via a foto no Globo me perguntei; "Quem seria aquele? JC? Bizarro!!!!".

    ResponderExcluir
  2. Eu também não entendi NADA do Oswaldo Montenegro (hahah) ali. Também não me desceu esse Jesus - ou Deus (???). Ao longe até pensei se tratar de uma imagem do Roberto, mas não era e não me pareceu nenhum dos três!
    Ps: dizem até que RC pediu que tirassem a palavra MAGIA da letra, mas negaram. Se ele é anti-macumba-feitiço eu não sei, mas como ele deixou a escultura de Yemanjá lá??? Fiquei curioso!

    Também penso que o carnaval tem que progredir e achei um luxo o desfile da Tijuca - tá, confesso que senti falta do Jason Vorhees, já que o tema era terror, e não entendi a presença do Avatar e Harry Potter, mas valeu muito pelo Tubarão. Eu gosto da tecnologia no carnaval e, diferente do que acreditam alguns sambistas, não acho que, quando bem aplicada, desmereça o verdadeiro samba em prol da estética, afinal carnaval é a união dos dois, não é?!

    E sem comentários sobre o corpo de jurados. Nunca entendi o Bruno Chateaubriand ali (só por ser jornalista? socialite?) e o lamento é profundo pela impressão de que as "maiores escolas" tem de ganhar nota maior que as escolas aparentemente "menos populares". Prefiro achar que a opinião deles é justa :o|

    ResponderExcluir
  3. Adoro riativos. nota 1000 sempre para todos

    ResponderExcluir