segunda-feira, 21 de março de 2011

Parece que foi ontem


Caros e queridos amigos da turma “Quem é que Aguenta”.


Uma das coisas curiosas da vida (e olha que são muitas...) é o fato de que com o correr dos anos, a contagem do tempo vai ganhando uma dimensão bem diferente da que tínhamos quando éramos jovens.

Estou me aproximando dos 50 anos e, com isso, minhas referências e memórias parecem cada vez mais longínquas. Aquele show que fui ver há 10 anos; aquela viagem que fiz há duas décadas; aquela festa que fui, 25 anos atrás.

Quando faço essas citações para os meus alunos, todos ainda cheirando a fralda, devo parecer, pare eles, um ancião. Mas, nem de longe me sinto assim. Na verdade, tudo me parece muito próximo.
As lembranças ainda estão vivas e as emoções ainda mexem comigo.

Nesta lista de lembranças longevas, está a de nossa chegada à Uerj.

São 30 anos (se deram conta disso?) desde que passamos a frequentar aquele gigante de concreto e suas rampas.

Ali começou um relacionamento que vale muito mais do que qualquer diploma.
O que aprendemos com nós mesmos, pessoas de origens, de idades, de ideias, de credos, de comportamentos tão diferentes, ficou para sempre.

Não tenho a menor dúvida de que foi um encontro especial. É só lembrar o enorme número de pessoas que foram se agregando ao grupo: parentes, amigos, amigos dos amigos (nada a ver com a facção criminosa, rs). Gente que está por perto até hoje.

A maior prova do valor da turma “Quem é que Aguenta” está no fato de que o que era para ser um convívio de quatro anos se estendeu muito, mas muito além.

Eu tenho o maior orgulho de dizer que a maioria de nós ainda mantém contato, ainda que esporádicos (a vida trata de nos aproximar e nos distanciar). E mais orgulho ainda de ver o sentimento de carinho explícito quando nos revemos.

Nossos encontros, nem de longe, ficam restritos a abraços burocráticos ou beijinhos protocolares. Parece mesmo que nos vimos outro dia e que apenas estamos dando sequência a conversas interrompidas há pouco. E isso não é algo banal.

Otempo fez com que mudássemos, evoluíssemos, mas o sentimento ficou.

Éramos nós. Depois, nós e os filhos. Agora, nós, filhos e netos.

E aqui estamos, trinta anos depois.

Fico muito feliz de poder, depois de tanto tempo, escrever essas linhas. Principalmente porque sei que quando vocês as lerem, saberão que cada palavra foi redigida com emoção; emoção que sei que é recíproca.

Sei que nossas agendas são complicadas e que estamos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, mas seria muito bom se conseguíssemos nos encontrar em 2011. Afinal, quem é que aguenta completar 3 décadas de convivência sem uma festa.

Um beijo enorme em todos vocês e em todos os que, de alguma forma, fazem parte desta grande amizade.

6 comentários:

  1. Apesar de eu ser mais nova que o blogueiro, concordo com tudo e aproveito para mandar beijos para todos os cantos do mundo aonde o pessoal se encontra.
    A emoção e a conversa continuam como se fosse ontem!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo muito lindo....mas será que já tinha que ter passado tanto tempo? rssrs O bom é que o coração é maior do que a memória e o carinho por tudo que a gente viveu junto tá sempre lá!
    Com certeza 30 anos são muitíssimos dignos de serem comemorados.
    Um beiho enorme a todos voces.
    Suzanna

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais.
    Endosso, ratifico, concordo, assino embaixo e qualquer outro verbo que vocês queiram... Tenho muito orgulho de ter amigos queridos há tanto tempo. E sei que para todos o sentimento é o mesmo. Estamos em continentes, países diferentes mas todos juntos sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Engraçado ler isso...Quando deixei a UERJ e me "instalei" na UFRJ senti uma diferença brutal: sozinha, sem fazer parte do grupo, saudosa demais. Em todos esses anos, que agora são 30, nunca deixei de lembrar com carinho e saudade, muita saudade de tudo que vivi com essa famosa turma. Beijos e abraços apertados!
    Cláudia Castro

    ResponderExcluir
  5. Entrei na UERJ um ano antes da turma Quem é que Aguenta, e acabei depois (re)fazendo duas matérias com vocês. Eu me formei um ano antes, mas virei parte da turma. Meus passeios, festas, viagens, farras, eram com vocês. Minhas duas grandes amigas da turma original (que fez vestibular comigo) também acabaram fazendo parte da Quem é que Aguenta. Isso se chama Destino! Eu ingressei e me formei junto com outra turma, mas minha trupe não era pra ser aquela mesmo. Minha turma é essa!
    Dadi

    ResponderExcluir
  6. Bom colecionar histórias e laços.
    Tempo voa mesmo. Bom para aqueles que approveitam tudinho, como nós.

    ResponderExcluir