terça-feira, 12 de abril de 2011

Mais uma coleguinha

Deu na Internet:

Maria, campeã do BBB 11, vira repórter do ‘Mais você’




Maria é a nova repórter do “Mais você”. A vencedora do “BBB 11” estreou nesta terça-feira no programa com uma reportagem sobre o verbo “mariar”, gravada numa universidade em São Paulo. Ana Maria Braga chegou a anunciar no ar a contratação de sua nova funcionária. O convite para a nova função foi feito por Boninho, diretor também do matinal da Globo. Vale lembrar que Jean Wyllys, logo depois de vencer o “Big Brother 5”, também trabalhou como repórter no programa.

Assim que a notícia surgiu no Facebook, vários coleguinhas começaram a protestar e a dizer que isso tem a ver com a não exigência do diploma.
Discordo. Na TV brasileira, a função de repórter e mesmo de apresentador de programas ditos jornalísticos já deixaram de ser uma exclusividade de jornalistas diplomados há muito tempo.



Este é apenas um exemplo de tantos e tantos outros.

No dia em que os ministros do STF aprovaram a não obrigatoriedade do diploma, eu dei aula na Uerj. Fui questionado pelos alunos sobre o que iria mudar. Afirmei que nada mudaria, e nada mudou mesmo. Os noticiários sérios, os bons jornais, as rádios com pretensão jornalística e os sites confiáveis continuaram e continuarão a buscar jornalistas diplomados. Já os outros, como sempre, estarão em busca de uma opção mais barata ou de algum famoso de ocasião para angariar audiência.

Sempre foi assim e sempre será...

Nenhum comentário:

Postar um comentário