sábado, 31 de março de 2012

Criatividade x palavras de ordem

Deu no Ancelmo de sábado, 31 de março:

 

Viúvas da Ditadura
Um avião de propaganda vai circular hoje na orla carioca saudando o golpe militar de 1964.
Foi contratado pelo grupo de coronéis da reserva que também organiza os saltos de para-quedas hoje na Praia da Barra.

Em tempo
Tomara que tudo transcorra sem incidentes como convém numa democracia, regime de governo golpeado há 48 anos.

Atos de "comemoração" do Golpe de 1964 não passam de provocações de um bando de militares de pijama que já não mandam mais nada. É certo que dentro da caserna há simpatizantes do autoritarismo que muito felizes ficariam em abocanhar o poder. Mas dar cartaz a essa pequena parcela da Forças Armadas e dar papo para maluco.



Entendo que isso doa nas vítimas da Ditadura e nos parentes daqueles que desapareceram, mas creio que há formas mais inteligentes de protestar do que gritar palavras de ordem na porta do Clube Militar. E a prova disso foi a manifestação feita na noite de 29 de março, quando foram projetadas imagens dos desmandos da Ditadura Militar na fachada do mesmo clube, na hora em que se festejavam os 48 anos do que eles chamam de "revolução". Podem ter certeza de que o impacto de tal ato foi muito maior do que o agito de bandeiras e tentativas de fechar a avenida Rio Branco. A imagem de Vladimir Herzog enforcado, estampada naquela fachada, fala muito mais alto que qualquer palavra de ordem.



Foto: Moana Mayall

Há quem acredite, no entanto, em outra técnica, a do "escracho". São manifestantes que denunciam à sociedade quem são os torturadores que atuaram no período da repressão. No dia 26 de março, um grupo que se denomina Levante Popular da Juventude, fez manifestações em seis capitais brasileiras. Em São Paulo eles se reuniram na frenta à firma de segurança de um ex-torturador que agia sob o codinome de Capitão Lisboa.



Lira Alli, integrante do movimento explica a proosta: “Nosso diálogo é com a sociedade, não com o torturador que está sendo denunciado pelo Ministério Público Federal por crimes contra a humanidade. Queremos que as pessoas saibam que este homem é um torturador. O dono dessa empresa é um torturador. David dos Santos Araújo é um torturador”.
Em outras cidades foram feitas pichações em frente às casa de ex-torturadores.




A ferida ainda está aberta e não há como negar. Uma anistia como a que foi implantada aqui é vergonhosa. Quem cometeu crimes tem que pagar.
Reza a lenda que a Comissão da Verdade vem aí para esclarecer o que foi varrido para debaixo do tapete, ou pelo menos parte disso.
Quem viver verá

Nenhum comentário:

Postar um comentário