quinta-feira, 29 de março de 2012

Os 5 anos mais velozes da história



A aluna Thanny Vidigal, da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, fez chegar até mim um vídeo intitulado "O que mudou nos últimos 5 anos". O documentário realizado pela HOTWords mostra as grandes transformações vividas pelo mercado da comunicação. Profissionais da área analisam os principais acontecimentos dessa revolução tecnológica.
O material é muito bem editado, mas deve ser visto com olhar crítico, já que todos que ali aparecem estão mais dispostos a ressaltar os pontos positivos do negócio do que utilizar uma balança de prós e contras.
Mesmo assim, vale a pena assistir, até para que nós, leigos ou semi-leigos, possamos ter uma noção mais completa do que esses 2.000 dias fizeram com nossas vidas. E para tentarmos imaginar o que vem por aí.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=yz0b6oZFP-g

Um comentário:

  1. Sim sim! Uma visão crítica é fundamental! até pq, acho que socialmente falando... a comunicação nunca restringiu tanto uma parcela significativa da população. quem não sabe usar toda essa tecnologia, todo esse avanço a seu favor (isso não quer dizer mexer em facebook), perde. fora a geração que simplesmente tem que engolir toda essa modernização... por ser um meio tão acelerado, que sofre mudanças todo segundo... e ao mesmo tempo, não tem a preocupação, ou tempo para investir na plena difusão.

    mas o lado positivo, tb socialmente falando.. 2011 demonstrou com todas as revoluções que tiveram por todo o mundo.. os anonymous e toda essa "sede de justiça" ( que ok.. não sei até que ponto isso é positivo ). mas que em geral... deu voz à população.. e fez com que os governantes pirassem! as ameaças dos wikileaks e a resposta dada com a sopa, são exemplos!

    claro que isso é apenas uma visão minha das consequências que o mundo online trouxe para o mundo offline.

    valeu professor!

    ResponderExcluir