domingo, 20 de maio de 2012

Durma-se com um latido desses...

Corro o risco, com o post de hoje, de perder metade da meia dúzia de leitores que tenho neste blog. É que vou falar sobre um tema polêmico, que mexe com a emoção de milhões de brasileiros: os animais de estimação.
Gosto de cachorro... Gosto mesmo. Não teria um, mas adoro brincar com o cachorro dos outros.
Porém, macacos me mordam ( ou seriam pulgas), colocar na primeira página do Globo (07/5) a notícia de que um policial jogou spray de pimenta em uma vira-latas na favela da Rocinha, é um pouco demais.
Tudo bem...
O policial estava errado.
Isso não se faz.
O cachorro não apresentava nenhuma ameaça.
Um policial que faz isso com um ser indefeso mostra despreparo.
A foto de Domingos Peixoto foi um belo flagrante.
Concordo com todos os argumentos.
Mas, primeira página??? Será que nenhuma notícia ocorrida no dia anterior merecia esse espaço privilegiado do jornal???



A notícia ganhou vulto. Pantera (esse é o nome dela) virou celebridade.Outros meios de comunicação "suitaram" a história. O Ministério Público, ao ver os holofotes acesos se apressou em agir em favor dos direitos caninos da vítima. ONGs também ficaram em polvorosa.
Entendo que o tema animais de estimação cada vez ganhe mais espaço na nossa mídia. Segundo pesquisa feita pela GSMD – Gouvêa de Souza, consultoria empresarial especializada em varejo, marketing  o setor de petshops cresceu 8,5%, em 2010 na comparação com 2009 e hoje, no Brasil, há cerca de 50 milhões de animais de estimação. Em relação a pontos de venda, há uma petshop para cada duas farmácias. Não tenho os números do Rio de Janeiro, mas uma boa parcela deve estar por aqui.
Será, então, que a decisão de colocar a notícia na primeira página foi mercadológica ou editorial? Provavelmente só a chefia de redação do jornal e os profissionais envolvidos poderão responder.
Sei que o assunto parece velho e que estou tentando esquentar o blog, mas é que acabei de ver na Revista do Globo deste domingo (20/6) uma reportagem assinada por Roberto Kaz, intitulada "Pantera cor-de-rosa", na qual é descrita a rotina da celebridade de quatro patas, seus hábitos alimentares (inclusive com o merchandising de uma marca de ração) e até sua vida sexual com outro vira-latas da rua, de nome Tigre.



Não ia ler. Não devia ler. Mas o que não faço pelo meu dever...
No entanto, como li, volto a fazer a mesma pergunta lá de cima: será que não havia nada mais interessante, no Rio, no Brasil, no mundo ou no universo que valesse o espaço dessa matéria?
O bom jornalismo, envergonhado, sai com o rabo entre as pernas.

2 comentários:

  1. Bom, concordo com o seu cometário sobre a primeira página do jornal. Acho também que tem outras questões que mereciam destaque como as "pequenas corrupções" constantes no Governo que aparecem uma vez e são esquecidas, ou como a construção de Belo Monte que ainda está em andamento e nada se fala.

    O que o policial fez com o cachorro foi mais do que errado, foi desumano. Mas o ato foi mostrado e criticado como deveria ser. Entretanto outras noticias merecia a primeira página.

    Ressalto do texto o final que amarrou tudo em uma frase muito bem sacada: " O bom jornalismo, envergonhado, sai com o rabo entre as pernas.
    " Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Valeu o comentário, Erika, seja sempre muito bem-vinda.

    ResponderExcluir