quarta-feira, 23 de maio de 2012

Isso é jornalismo?

Este não é um blog especializado em jornalismo, mas como disse Chico Buarque, em uma certa canção, "Não posso me furtar a lhe contar as novidades"...
O alerta foi dado por Amanda Wanderley, ex-estagiária lá do Observatório da Imprensa.
Uma repórter da TV Bandeirantes de Salvador, chamada Mirella Cunha, deu um show. Um show de maucaratismo, um show de mal jornalismo, um show de incompetência.
Ao entrevistar um rapaz acusado de estupro e deixou a notícia de lado e preferiu passar o tempo todo em que esteve no ar debochando do entrevistado que não sabia o nome do exame que a vítima tinha que fazer para constatar ou não a violência sexual. E ao perceber que o rapaz estava confundindo o nome com o do exame de próstata começou a fazer perguntas maliciosas, querendo saber se ele gostava daquele tipo de prática médica, também conhecida como exame de toque.



Notícia pra que? Afinal em programas "jornalísticos" como o Brasil Urgente, o fato nem sempre é o mais importante. A performance de seus "profissionais", sejam eles apresentadores ou repórteres é o que mais importa. Se está dando IBOPE, ótimo. Afinal, no final das contas, é isso que vale.
Ahhh.... Ia me esquecendo... Também há o fator da auto-promoção. Repórter que age assim está pensando em aparecer e como não há sempre por perto uma melancia para que pendure no pescoço, resolve "inovar", criar novos paradigmas para o jornalismo convencional, tão careta, tão certinho.
Sabe que palhaçadas como a citada vão logo parar no Youtube, o que é um passo para o doce sabor da celebridade instantânea. A própria repórter cita isso durante a entrevista.
"Famosa" ela ficou... Pelo menos por 15 minutos.
Protesto surgiram, com o dessa notícia abaixo, onde vocês também podem assistir ao vídeo. Mas sabem o que vai acontecer???? Nada. Ela continuará a ter esse tipo de conduta, até porque receberá estímulo da própria emissora para isso.

http://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/24336-jornalistas-repudiam-atitude-da-reporter-mirella-cunha-em-carta-aberta.html

O único tipo de punição quem pode dar é o mercado de trabalho. Dificilmente uma repórter assim conseguirá um lugar em algum noticiário ou programa relevante (pelo menos não por méritos profissionais), embora eu não creia que Mirella Cunha esteja muito preocupada com isso. Afinal, pela trajetória que nossa televisão está seguindo, cada vez haverá mais espaço para esse tipo de "profissional". Uma triste constatação.
O que nos cabe é alertar, criticar, como também também faz o jornalista Alexandre Haubrich no site Jornalismo B.

http://jornalismob.com/tag/mirella-cunha/

A Band há poucos dias emitiu uma nota dizendo que serão aplicadas medidas disciplinares. Quais? Só o tempo dirá.

No tocantins, outro repórter da Band teve que ouvir uma lição de moral do entrevistado.// Após um acidente, um motorista ajudava os bombeiros a prestar atendimento à vítima quando foi interpelado pelo jornalista que falou o que quis e ouviu o que não quis.//





Pensar, refletir e melhorar. Ou, pelo menos, tentar.

3 comentários:

  1. Vou transcrever parte do comentário que fiz no facebook, focado no discurso por trás das imagens, por me parecer uma tanto oportuno: "Esse pseudojornalismo de porta de cadeia não tem limites. E não enxergar um discurso dolorosamente racista nessas imagens é ser cego de alma. Viva o negro! Viva a igualdade!!"

    ResponderExcluir
  2. Só acho uma coisa, meu prezado Casé: nesse caso, a responsabilidade da Rede Bandeirantes de televisão é infinitamente maior que a da (infeliz) repórter, haja vista que aquela patrocinou o espetáculo de pura barbárie, que representa a tônica mór de sua programação policial sensacionalista. Esse tipo de programa centrado na exploração das mazelas dos mais FRACOS E DESPROTEGIDOS me vem causando repulsa há algum tempo. Perdoe o tom ácido do desabafo.

    ResponderExcluir
  3. O que é isso, Casé...Mas eu estou revoltada! Que mulherzinha baixa, que circo, que dublê de jornalista de 5ª categoria. Você acha que não vai dar nada? Aguarde...

    Tuitei, viu: E vou colocar esse vídeo no Youtube pra ela ver quem, vai cair no Youtube.

    Estamos passando por uma fase de mundo horrível..

    Beijo grande!

    ResponderExcluir