segunda-feira, 7 de maio de 2012

A nudez indesejada e um puxão de orelha


Noutro dia recebi uma crítica de um post; crítica esta, por sinal, bastante pertinente. Duas amigas (Márcia e Dadi) acharam estranho que eu tivesse reproduzido aqui no blog a capa do jornal O Dia que mostrava o técnico Ricardo Gomes entubado em um leito de hospital. Na ânsia da crítica acabei expondo, mais uma vez, a vítima da foto. Para vocês verem como é complicada esta história da ética nos meios de comunicação.
Pois no final da semana passada um outro fato relativo à exposição de imagens em busca de vendagem de jornais se sucedeu.
Na sexta-feira (4/5) vazaram na Internet fotos da atriz Carolina Dieckmann. A notícia, como diriam os antigos “estourou no norte”, afinal não se tratava de simples fotos, mas sim de fotos da atriz, nua, tiradas por ela, com celular ou câmera, não sei bem. Pelas informações, as fotos estariam em um laptop enviado para uma firma de manutenção e acabaram indo parar em um site pornográfico da Inglaterra.
Por aqui, os sites noticiosos preferiram expor imagens mais comportadas, mas muitos deles  como o Yahoo, colocavam links para páginas em que era exposto todo o “acervo”. Muitos também optaram pela fofoca que o fato proporcionou, dando espaço a "tuitadas" sem educação da também atriz Luana Piovani.
Nos jornais do dia seguinte,  felizmente, o fato foi tratado com mais cuidado. Poucos foram os que destacaram a notícia na primeira página, mas houve quem não resistisse à tentação e além de estampar fotos da atriz nua, ainda apelou para manchetes grosseiras.






Nas TVs, a Globo, como não poderia deixar de ser, optou por uma cobertura mais discreta. O Fantástico ignorou o caso, mas o Domingo Espetacular da Record deu uma matéria de mais de seis minutos, expondo as fotos desfocadas e com direito a imagens tipo paparazzi feitas por cinegrafistas da emissora.


Programas de fofocas também se fartaram com o tema.
É claro que o caso é notícia, afinal todos nós estamos expostos à violação de nosso conteúdo digital. Se ela tirou fotos, o problema é dela, e tão somente dela. Não cabe a ninguém julgá-la ou taxá-la por isso.  Cabe à imprensa séria noticiar o fato e seguir os desdobramentos do caso, pois se trata de um crime.
Ah! E como puderam ver, o puxão de orelha de minhas amigas surtiu efeito.... (nada de reproduzir os erros, mesmo que seja para condená-los)

2 comentários:

  1. A capa do "Meia" é de uma grosseria inacreditável. E olha que já dei boas risadas por conta de algumas sacadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O limite entre o humor e a grosseria é tênue. O que é engraçado para um, pode ser extremamento dolrido para outro.

      Excluir