segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O profeta tá certo

Tenho um trato com minha filha.
Toda vez que trocamos de carro, ela tem direito a escolher o adesivo que fica na traseira. Já fomos de Meninas Superpoderosas até o Snoopy.
No sábado passado, na SAARA passamos por uma loja só de adesivos e ela escolheu a velha frase do profeta Gentilza.
A frase meio que virou moda nos últimos tempos. Anda estampada em camisetas e mesmo em carros eu já tinha visto.
Achei muito legal a escolha, até porque, gentileza é algo totalmente em falta hoje em dia. No trânsito, então, nem se fala.
Parece que muita gente se transfigura atrás do volante. E não é de hoje. Em 1950 a Disney lançou um desenho chamado Motor Mania, no qual o Pateta interpreta o pacato senhor Walker, que se transforma no raivosos senhor Wheeler, quando atrás do volante.

















Para quem quiser conferir:
www.youtube.com/watch?v=x_jVumbjoVU

E é isso mesmo o que eu vejo todos os dias nas ruas. Leis de trânsito são desrespeitadas a torto e a direito. Fora a falta de respeito com o outro.
Em Laranjeiras há um sinal que quando está piscando, você pode passar com atenção, pois terá que entrar numa preferencial. Porém há uma placa dizendo que a preferência, nesse caso, é do pedestre que precisar atravessar a rua. Quase ninguém para. E quando você para, há logo um infliz metendo a mão na buzina atrás de você.
Aliás, dizem que a melhor forma de exemplificar o que significa um milésimo de segundo é observar o intervalo de tempo entre um sinal abrir e alguém buzinar.
Noutro dia, perto do trabalho parei à frente de uma vaga para estacionar e, apesar de meus acenos e do pisca-alerta ligado, o carro de trás colou em mim. Reclamou um bocado porque teve que manobrar para seguir em frente. Depois dele, apesar de novos acenos, ninguém dava uma meia-trava de 10 segundos para que eu pusses estacionar. Ao me ver gesticulando, um boyzinho com sua picape importada parou ao meu lado e abaixou seu vidro com insulfilm preto para perguntar se eu estava nervoso. Disse que estava era triste de conviver com tanta gente mal educada. Só consegui entrar na vaga, porque um carro parou para pegar alguém.
Por isso acho que um adesivo que pede gentileza pode ter sua utilidade. Nem que seja para lembrar que é possível viver, e dirigir, de outro jeito.

Uma das defensoras deste lema é a locutora Isabela Saes, da "Hora do Blush", da Paradiso FM. Um dos objetivos do programa é tornar a tarefa de enfrentar o trânsito desta cidade mais agradável. Na foto, ao lado dela, Léo Jaime e Fernando Caruso, os "homens de segunda".











Pois viva, então, o Profeta Gentileza! Quando eu era criança e o via perambulando por entre os carros na avenida Brasil, ao lado de seus painéis em verde e amarelo, achava-o um doido.












Mas doido mesmo é aquele que não consegue seguir tão singelo mandamento.


Um comentário:

  1. O Gentileza é um personagem controvertido, tem essa imagem pública de pureza, paz e harmonia. Na vida pessoal agia de forma completamente diversa.

    ResponderExcluir