quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Nem tudo é verdade

Geralmente não abro e-mails do tipo: "Vejam esta foto" / "Repassem, por favor" / "Importante! Não deixe de ver".
Parto do princípio de que se fosse realmente importante, não seria necessário um título em tom de manchete sensacionalista.
E duas experiências recentes só me fizeram ainda mais cético em relação a este tipo de mensagens.
Minha amiga Lúcia Duarte (consultora preferida para temas ambientais) enviou uma mensagem intitulada "Predadores do presente". Eram fotos de pessoas retirando ovos de tartaruga de uma praia.
Sacos de ovos.
O texto dizia que se tratavam de moradores de um assentamento do MST, na margem esquerda do Rio Solimões, no Amazonas, que pegavam os ovos para venderem.
Fiquei impressionado com as fotos e cheguei mesmo a pensar em postá-las aqui.






Por sorte, algum tempo depois, Lúcia enviou um outro e-mail com uma errata do primeiro, que aqui reproduzo:

Prezados,

Acabei de saber que a mensagem que enviei há pouco sobre as supostas tartarugas do Solimões é um hoax. Na verdade trata-se de uma coleta controlada, na Costa Rica.
Desculpem a desinformação.

Lúcia Duarte

Mas o pior estava por vir. Neste mesmo dia recebi uma mensagem de outra amiga com a foto de uma criança supostamente desaparecida há poucos dias, pedindo que o e-mail fosse repassado ao máximo de pessoas, na tentaiva de alguém ter alguma notícia.

 
 Para reproduzir a foto aqui, borrei intencionalmente a cara da menina, porque, na verdade, trata-se de uma brincadeira de péssimo gosto. Como tenho uma filha, fiquei tocado com o drama e repassei a mensagem para diversos amigos. Não tive a preocupação de checar a informação ( pecado jornalístico grave). Mas a boa repórter Nathaly Ducoulombier fez isso e descobriu a verdade.
A grande sacanagem da história é usar a foto de uma menina e expô-la desta forma. Além do mais dão um número de telefone de uma pessoa que não aguenta mais atender a tantas ligações.
É triste constatar, mas é impressionante a maldade de certas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário