quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Uma dica simples e útil

As garrafas PET são muito práticas, sem dúvida nenhuma. Mais leves e inquebráveis, tomaram o lugar dos vasilhames de vidro.
As garrafas de pet também foram se tornando cada vez maior. Quando eu era pequeno, existia a Coca-Cola família, que não tinha nem um litro. Depois as quantidades foram subindo: 1 litro, 1,25, 1,5, 2, 2,5. No México cheguei a ver garrafas com 3,5 litros. Do jeito que vamos, esta foto abaixo logo se torna realidade.

Só que este tipo de embalagem é uma praga ambiental. Se as latinhas batem recordes de reciclagem no país, o mesmo não acontece com os PET.

O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume de reciclagem atualmente beira os 50%. Isso significa na prática que pelo menos 1 bilhão e meio de garrafas de plástico não-biodegradável são descartadas no meio ambiente por ano, o que significa algumas centenas de anos para absorção na natureza.


Mas, nas ecobarreiras, elas podem ajudar também a evitar a poluição.





A saída, portanto, é o reaproveitamento deste material. Há muitos anos várias iniciativas vêm surgindo. Primeiro foram vassouras...



Depois vieram os móveis. Mas hoje em dia há projetos até de construção de casas com PET.













No vestuário, o fio produzido com a reciclagem das garrafas pode virar camisetas ou cuecas.




Muita gente também usa as garrafas como material para artesanato, com resultados algumas vezes questionáveis, é verdade...







Mas hoje recebi um e-mail com uma utilização das garrafas que não conhecia. Veja nas fotos abaixo.

As tampinhas são ótimas para vedar sacos de mantimentos, mas podem ser usadas também para lacrar sacos de lixo. Só não se esqueça de colocar o que restou da garrafa para reciclar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário