sábado, 14 de abril de 2012

A pureza de um sorriso

"Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso."

É com essa frase que Fernando Sabino encerra seu texto intitulado "A Última Crônica". (http://intervox.nce.ufrj.br/~jobis/s-ult.html)

Eu sou fã de Sabino, porém essa crônica sempre me tocou mais fundo. O tal sorriso (para quem não quiser ler a crônica) é de um pai que leva o filho para comemorar seu aniversário em um botequim. Não há como eu ler o texto e não ficar arrepiado, visualizando o tal sorriso.

Pois foi um sorriso assim que me levou a escrever este post. Estava no Facebook quando a amiga Malu Cabral avisou que Loco Abreu e Rodrigo Santoro estavam no Caldeirão do Huck deste sábado (14/4). Achei que se tratava de mais uma promoção do filme Heleno e fui dar uma olhada.
Na verdade, os dois participavam de um quadro chamado Peneira, que busca meninos bons de bola e os leva para tentar a sorte em seu clube de coração.
O menino em questão se chama Jonatha. Ele tem 12 anos é o camisa 10 do time do projeto Criança do Futuro, de Belford roxo, na Baixada Fluminense.
Sem que o menino saiba o que o espera, Luciano o leva até a sede do Botafogo, em General Severiano. Passeiam pela sala de troféus e por todas as dependências do clube.
Em um determinado momento o apresentador incentiva o menino a fazer uma declaração para seu ídolo, o uruguaio Loco Abreu. O garoto se emociona e enquanto chora com as mãos sobre o rosto, o atacante alvinegro entra na sala de imprensa e abraça o menino por trás.



É nesse momento em que surge o sorriso a que me fez escrever este texto. Em poucos segundos a expressão do menino passa da incredulidade à felicidade extrema.



(http://tvg.globo.com/caldeirao-do-huck/peneira/episodio/com-aval-de-loco-abreu-marcos-jonatha-e-aprovado-no-peneira-do-botafogo.html)

Um sorriso luminoso como o que sempre imaginei ao ler a crônica de Fernando Sabino.
A emoção tomou conta de todos, inclusive a mim (sou uma manteiga derretida). E tenho certeza de que Loco Abreu jamais esquecerá aquele sorriso. Por mais tempo de estrada que tenha no futebol, duvido que esse momento não tenha sido especial para ele. Um momento em que sua idolatria se mostrou de forma palpável,  intensa e emocionada.


O menino foi bem no teste ao lado de garotos de sua idade e ganhou a chance de treinar durante um tempo no clube, até uma nova avaliação em breve.
O começo, quem sabe, de uma caminhada rumo a um sonho pra lá de difícil.
Mas para o menino Jonatha e para o veterano atacante alvinegro, vai sempre restar aquele sorriso.
Um sorriso puro com o da crônica de Sabino.

4 comentários:

  1. Ainda bem que eu não vi, eu ia chorar muito! Também sou uma manteiga derretida...

    ResponderExcluir
  2. Casé, meu querido! Pois foi esse sorriso que me deixou aos prantos! O olhar dele diante daquele ídolo, dentro do clube que ele ama, sendo amparado por aquele corpo enorme e ele podendo chorar talvez o que nunca pode nem nunca imaginou chorar e sentir...E depois me faz um gol e me passa na primeira fase da peneira, aaaaahhhhh, haja coração! Nossa, eu soluçava! Foi muito emocionante e como bem disse, pro Abreu deve ter sido único! Acho que isso tudo é o que o encanta no Botafogo.

    AMO Fernando Sabino!

    Beijo no coração, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Querido Rafael,
    É interessante ler as tuas reflexões porque estas captam as sutilezas do quotidiano brasileiro.
    Como você sabe, sou jornalista brasileira que vive a muitos anos na Europa. Leio jornais brasileiros diariamente, mas não é suficiente. A realidade é maior que uma matéria e é imensamente rica como a emoção de um sorriso.
    Obrigada
    Gina Marques
    www.ginamarques.com

    ResponderExcluir
  4. Grazie Gina.
    Este blog é, na verdade, um espaço para pensar alto e compartilhar esses pensamentos com os amigos.
    Tu sei sempre benvenuti (escrevi certo???)
    Ciao

    ResponderExcluir