terça-feira, 30 de agosto de 2016

PARALIMPITACOS I


Sabem aquele trecho da Bíblia no qual Jesus manda que atire a primeira pedra aquele que não pecou? Pois bem, ele não se aplica às mídias sociais.
Parece que o estilingue (ou bodoque, como queiram) está sempre à mão e o bolso cheio de pedras. Basta qualquer polêmica para que o apedrejamento comece. Aliás, na falta de uma, cria-se.
Foi assim com a campanha de apoio à Paralimpíada, que começa dia 7 de setembro, no Rio, feita pela revista Vogue. A foto em que os atores Paulinho Vilhena e Cleo Pires aparecem vestidos como atletas e com membros amputados criou uma enorme celeuma.
As acusações foram várias, desde o preconceito da revista por não usar atletas de verdade, numa tentativa de amenizar a questão até os atores terem usado a foto para se promoverem em cima do evento. E é claro que essas críticas, em sua enorme maioria, não foram educadas, descambando muitas vezes para ofensas pessoais.



Hoje em dia a crítica só pelo ato de criticar é cada vez mais comum. E a busca de argumentos, mesmo que não necessariamente pertinentes, para justificar o linchamento é prática corrente.
Uma das críticas afirmava que a revista seria reincidente em termos de preconceito já que num ensaio sobre moda africana não usara modelos negras.
Não se viu, ou não se quis ver, que os atletas que tiveram seus corpos mesclados ao dos atores atrav´s do Photoshop também estavam presentes na reportagem, que a inciativa partiu de Cleo Pires, embaixadora dos Jogos, e que teve apoio dos próprios atletas.
Implicou-se até mesmo com a hashtag #somostodosparalímpicos.
O que me parece é que a foto surtiu seu efeito, chamou atenção para a Paralimpíada e para a importância de comprarmos ingressos (infinitamente mais baratos do que os dos Jogos Olímpicos) e apoiarmos os Jogos e nossos atletas, que por sinal se saem muito bem, principalmente em modalidades individuais como o Atletismo e a Natação.
O medo do diferente é poderoso e acho que mais uma vez ele se manifestou nessa polêmica.
Medo e preconceito...
Mas sobre isso falarei em futuros pitacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário