quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Menos uma estrela

Hoje me deparei com uma notícia que me entristeceu.


30/09/2010 - 07h35

Ator americano Tony Curtis morre aos 85 anos

"O ator americano Tony Curtis morreu aos 85 anos, informou nesta quinta-feira sua filha, a atriz Jamie Lee Curtis, ao site "Entertaiment Tonight".
A vida de Tony Curtis parece ter saído de um roteiro de Hollywood
Protagonista de várias comédias de Hollywood das décadas de 50 e 60, como "Quanto Mais Quente Melhor" (1959), Curtis foi hospitalizado em julho em Las Vegas (EUA) por conta de problemas respiratórios. Segundo o jornal "New York Times", Curtis morreu de parada cardiorespiratória. Ele estava em sua casa em Las Vegas ao lado da mulher e morreu em sua cama, à meia-noite, segundo o administrador de seus negócios e porta-voz da família, Preston Ahearn.
Bonito e talentoso, Curtis foi um dos grandes astros de Hollywood nos anos 1950 e também um conhecido playboy naquela época. Ele se tornou famoso em grandes sucessos de bilheteria, como "A Embriaguez do Sucesso".
Curtis desempenhou um papel memorável no clássico "Spartacus", em 1960, e foi indicado para o Oscar em 1958, por sua atuação em "Acorrentados". Atuou em mais de 140 filmes, mas parte de sua carreira foi prejudicada por problemas com cocaína e álcool.
Curtis foi casado seis vezes. Seu primeiro casamento foi com a atriz Janet Leigh, com quem teve dois filhos -- incluindo a atriz Jamie Lee Curtis.
Ele teve mais dois filhos de seu casamento com Leslie Allen. Um dos filhos de Curtis e Allen, Nicholas, morreu de overdose de heroína em 1994.
Seu último casamento foi com Jill Vandenberg, 42 anos mais jovem. Eles estavam casados desde 1998."

Sempre simpatizei muito com este ator. Isso vem dos tempos em que assistia a série "Persuaders" na TV. Alguém lembra disso? Os protagonistas eram Tony e Roger Moore (que depois seria 007). Eram dois milionários, um nascido na aristocracia inglesa (Moore, of course) e outro vindo de um bairro popular de NY, tendo feito fortuna na Bolsa. O seriado era muito engraçado, com os dois ricaços mulherengos se provocando a todo instante e ao mesmo tempo, juntos, desvendando mistérios. Taí o Youtube para refrescar a memória da turma da minha geração.
No primeiro vídeo, a abertura da série.
http://www.youtube.com/watch?v=aO_yyCPmTu0&feature=related
No segundo, uma cena de uma disputa automobilística entre os dois.
http://www.youtube.com/watch?v=SIvY47CrIxg&feature=related
 

Curtis fez vários filmes, mas se destacava mesmo pelo seu humor, como em "Quanto mais quente melhor", com Jack Lemon e a estonteante Marylin Monroe.

Pela notícia fiquei sabendo algo que nem tinha idéia, Tony era pai de Jamie Lee Curtis, que, com certeza, herdou do pai a veia da comédia.

Menos uma estrela em Hollywood, mais uma lá em cima.

Um comentário:

  1. Eu sou mais fã dela. Da filha. Acho extraordinária!
    Mas reconheço o talento e a bela obra que o ator deixou.

    ResponderExcluir