quinta-feira, 23 de setembro de 2010

No reino dos sonhos

Você sonha muito???
Eu sonho pra caramba!
E muitas vezes fico surpreso com o conteúdo desses sonhos.
Isso acontece, principalmente, quando os sonhos não tem uma referência mais clara com lugares ou pessoas que conheço.
Noutro dia sonhei que estava num lugar belíssimo que nem de perto se parece com qualquer lugar em que já estive. Acordei me perguntando como é que nossa mente faz isso. Como criamos algo dormindo? Deve ser coisa da tal parte do cérebro que a gente não utiliza.

Acho que é desta mesma parte que vêm as idéias que os ficcionistas ou roteiristas de cinema nos apresentam.
Eu acho simplesmente genial criar histórias.
Já escrevi alguns livros, mas sempre voltados para o lado jornalístico. Mesmo a crônica que escrevi para o livro "Paixão e Ficção - histórias e causos de futebol" era permeada com fatos reais.
Criar personagens e fazer com que eles vivam numa trama e que ainda interajam com tantos outros é um desafio que não ouso encarar (pelo menos por enquanto).
Fico com meus sonhos, e pesadelos, é claro. Aliás, meus pesadelos mais constantes têm a ver com trabalho. Um dead-line se aproximando e eu todo enrolado, sem conseguir resolver nada. Sintoma de quase 20 anos trabalhando em jornalismo diário.
Como de uns tempos para cá passei a ser "garoto de programa", esses pesadelos quase desapareceram.
Alguns sonhos também costumam ser constantes.
Me lembro que quando eu era menino sonhava que pulava da minha janela, no décimo andar, e planava tranquilamente até a rua. Felizmente não sou sonâmbulo...
Sonho muito com viagens (o que é ótimo) e tenho mania de misturar gente que nem se conhece nas minhas histórias noturnas. Vez por outra aparece alguém que não vejo há séculos. Pelo menos mato as saudades... Outra coisa boa é que consigo me lembrar do que sonho.


Os psicanalistas garantem que é possível analisar uma pessoa através de seus sonhos... Mas, apesar de sonhar tanto, nunca cheguei a pensar em fazer análise, talvez porque meus sonhos sejam mais prazerosos do que preocupantes.

Quem sabe não é por isso que gosto tanto dos desenhos de Escher ou dos quadros de Dalí?












Ou então do visual do filme "Amor além da vida" (What Dreams May Come)?

Enquanto for assim, está tudo bem...
Bons sonhos pra vocês.

2 comentários:

  1. Eu adoro sonhar. Colorido, preto e branco, com meus pais, com o passado, com o presente.
    Quando os sonhos são "sem pé nem cabeça", a analista faz a festa. Adora desvendar meus mistérios rsrssrrs.

    ResponderExcluir
  2. os sonhos podem ser no corpo ou fora do corpo. A explicação espiritual revela outra vertente dos misteriosos mundo dos sonhos. Para o mesmo o sonho é um momento em que nosso corpo tem a liberdade, se desdobra para outros lugares, como o plano espiritual, onde encontramos algumas vezes nossos entes queridos que já se foram, ou simplesmente quando estamos em missão fora do corpo. Por isso é que não entendemos o porque de tantos lugares diferentes e pessoas diferentes nas quais nunca vimos, os sonhos também são reveladores , eu sou um exemplo disso,muitos dos meus sonhos fazem premunição de algo que vai acontecer. Bom enfim o mundo do sonhos é complexo , misterioso e muito tem que ser estudado, a própria ciência não sabe responder e explicar muitos fenômenos decorrentes do mesmo. Mas pelo que eu entendo nos humanos quando sonhamos ora podemos estar dentro do corpo , no qual o cérebro faz a sua função que revela: nossos medos, desejos e paixões deste mundo e ora estamos fora do corpo, que se distingue por um momento de liberdade de desdobramento , nosso espirito viaja , e por outro lado recebe aspirações e premunições de nosso mentor ou anjo guardião de algo que pode acontecer, pra nos conduzir melhor nesta vida na espera terrestre.

    ResponderExcluir