sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Listando emoções

Quem acompanha esse blog já sabe que sou apaixonado por música, principalmente pela Música Popular Brasileira. Isso não quer dizer, de jeito maneira, que não aprecie outros ritmos. Do rock pesado ao clássico curto um pouco de tudo. Costumo dizer que só não me descem o funk analfabeto e os grupelhos de sambalanço, que alguns têm a ousadia de classificar como pagode.


Não vivo sem música. Se não estou ouvindo, estou cantando ou assoviando. No carro CDs são obrigatórios e agora também há as rádios online que me permitem ouvir música enquanto estou no computador, como nesse exato momento. Descobri duas ótimas que só tocam clássicos da MPB:

Rádio Máquina do Tempo - http://www.radiomaquinadotempo.com
Rádio UFPR (Universidade Federal do Paraná ) - http://www.radio.ufpr.br

Hoje estava ouvindo o CD Tom & Elis, um dos discos mais clássicos da nossa música. O filé mignon das composições de Jobim com o molho saborosíssimo da voz de Elis Regina. Foi quando me lembrei de uma matéria que li recentemente no jornal O Globo. Falava sobre um livro intitulado “1.001 músicas para ouvir antes de morrer” e no qual estão incluídas 7 canções brasileiras.



Não vale aqui uma análise sobre a justiça do julgamento, até porque este tipo de lista (ou de qualquer outra) é  subjetiva e totalmente variável de acordo com os nomes designados para a escolha. E além disso, se trata de um produto que visa ser um best-seller e quanto maior for a lista de países representados, melhor para as vendas.

Na matéria ( http://oglobo.globo.com/cultura/a-mpb-de-la-a-mpb-de-ca-6097352 ), alguns especialistas fora convocados para escolher as sete mais belas músicas brasileiras. Uma tarefa inglória.

Eu cheguei a pensar em tentar , mas desisti nos primeiros minutos. Tenho certeza de que, por melhor que fosse a minha lista, eu estaria deixando para trás pelo menos umas 50 músicas que adoro, fora as tantas outras que me esqueceria de citar . Ou seja, uma injustiça total.

Pensei, então em listar os 10 melhores discos, mas como não tenho conhecimento musical suficiente para esta avaliação, optei por escolher os 10 discos que mais me marcaram. Mas, a lista acabou crescendo e, inspirado pelos velhos LPs resolvi fazer duas listas, uma pro lado A e outra para o lado B.

Vocês poderão perceber que a maioria deles se concentra em fins dos anos 1970 e início dos 1980 e a explicação é simples: foi a época em que a MPB explodiu em criatividade após os anos de Ditadura, foi a época em que eu comecei a abrir meus ouvidos para mais e mais experiências sonoras e também a época em que mais discos comprei. Não que depois disso nenhum outro disco (leia-se CD) tenha me tocado, mas com toda certeza esses velhos LPs giraram tanto em minha vitrola que não sei como resistiram.

Da lista abaixo, portanto, não constarão discos clássicos que talvez sejam bem melhores do que os que escolhi, mas, como disse, o levantamento é muito mais emocional do que racional.

LADO A

Pirão de peixe com pimenta – Sá e Guarabyra
Boca Livre (1979) – Boca Livre
Mania de você – Rita Lee
Estação da Luz – Alceu Valença
Clube da Esquina – Milton Nascimento e Lô Borges
Chico Buarque – 1978
Grande Circo Místico – Chico Buarque e Edu Lobo
Oswaldo Montenegro - 1980
De outra maneira - Geraldo Azevedo
Velô – Caetano Veloso

LADO B

Guilherme Arantes – 1976
Galos de Briga – João Bosco
Kleiton e Kledir – 1980
Anjo Vadio – Olívia Byington
Luar – Gil
Passarim – Tom Jobim
A Noite – Ivan Lins
De volta ao começo – Gonzaguinha
Beleza – Fagner
O tempo não para (ao vivo) – Cazuza

Nem acabei este post e já me recordo de outros discos que deveriam estar incluídos aqui.
Que tal você também fazer a sua?
Garanto que ela irá lhe proporcionar ótimas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário