quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os dois lados da moeda

A morte nunca é um bom assunto. Ainda mais quando se mostra perto de nós.
Nessa semana perdi um amigo.
Amigo de tempos atrás, com quem não tinha quase mais contato, mas um amigo querido.
Armindo tinha mais ou menos a minha idade, convivemos bastante nos tempos da faculdade.
Quando decidimos nos meter com o Movimento Estudantil, ele e Marcelo Fetterman (outro grande amigo que se foi cedo) deram o tom anárquico que precisávamos para não corrermos o risco de cair na mesmice ideológica do início dos anos 1980. Era deles uma seção do mural do décimo andar da Uerj intitulada ASSACANAGE (Assessoria de Arte do C.A. Age). E se alguém dissesse que havia um "N" sobrando, a resposta era imediata. O "N" é que era a sacanagem. Um dos destaques era a "Seção Privada", uma tampa de vaso sanitário que abrigava alvos das críticas dos estudantes.
Mas se disse que estávamos afastados há muitos anos, por que afirmo que sua morte me foi tão próxima?
Pelo simples fato de sermos da mesma geração. Uma geração que ainda não convive com o temor constante de tão indesejável destino.
Quando se recebe uma notícia como essa, além da tristeza, nos vem a preocupação e muitas vezes o sentimento de culpa de não estarmos nos cuidando como deveríamos.
Com este post, contudo, não pretendo fazer um mea-culpa, nem tão pouco me lamentar sobre falta de tempo ou de vergonha na cara.
Resolvi abordar o tema porque no dia seguinte, um outro amigo, o catarinense Paulinho Criciúma (que nunca conheceu Armindo), me enviou o vídeo da apresentação do cineasta americano Louie Schwartzberg no ciclo de palestras TED, na Califórnia, ano passado. Uma apresentação que tem como ponto chave uma simples questão: a maravilha de estar vivo e perceber o quão valioso é esse presente.
Não se trata de lição de moral ou de conteúdo religioso voltado a esse ou aquele credo.



É apenas um lembrete de que apesar de toda a nossa correria diária, de todos os pepinos que temos que resolver, de todas as dificuldades que possam surgir, vale a pena viver e que basta abrirmos os olhos para constatar isso.

http://www.youtube.com/watch?v=zqCT2aP4pSM

Quem gostou das imagens e quiser ver mais um pouquinho da obra de Louie Schartzberg, sugiro o vídeo abaixo, intitulado Wings of Life..

http://www.youtube.com/watch?v=MQiszdkOwuU

Vai em paz, Armindo. A gente se vê.
Mas, espero que seja daqui a muitos e muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário