quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O primeiro Fusca a gente nunca esquece

Circulando pela Internet vi que a Volkswagen está lançando um novo modelo de Fusca e resgatando o nome, já que de uns tempos para cá ele tinha se americanizado e virado Beetle. O novo fusca, é verdade, está muito mais para Beetle do que para o velho Fusquinha.




O preço sugerido não foi ainda divulgado, mas com certeza estará bem longe do valor necessário para a aquisição de um carro popular. Com motor 2.0 e o requinte de seu acabamento, só mesmo a "casca" lembra o carrinho que durante muitos anos inundou as ruas de nossas cidades e que conquistou o coração dos brasileiros.

Muita gente aprendeu a dirigir em um Fusquinha, Fusca ou Fuscão. É o meu caso. Meu primeiro carro foi um Fusca branco que tinha até nome: OTO. O batismo veio de sua placa, OT 0649. O carro na verdade era da Fernanda. Só fui tirar carteira com 32 anos de idade.
Outro Fusca com nome que me lembro era o Frederico. Azul celeste, levava a amiga Kiki para cima e para baixo. Uma vez resolvemos ir para São José do Barreiro nele. Na Dutra, quando o bichinho passava dos 80 começava a chacoalhar tdodo. Mas, em compensação, quando precisou subir a estrada para o Parque Nacional da Bocaina, uma pirambeira, muitas vezes em leito de pedra, o fez com galhardia, superando muitos carros mais novos.

Entra ano, sai ano, e o Fusquinha mantém seu charme. Agora a moda é adotar um visual bicolor, num estilo mais retrô.

A paixão por eles faz com que continuem circulando por aí, apesar de todos os estímulo marketeiros, políticos e econômicos para que adquiramos carros novos.

Paixão que leva meu amigo André Sztajn a colecionar fotos dos mais diversos modelos espalhado por aí. E a criatividade do pessoal é mesmo impressionante.





O jovem Domnik, filho de minha amiga Stefanie, alemão de nascença e brasileiro de coração, quando esteve por aqui, se espantou com a quantidade de Fuscas ainda em atividade. E para minha surpresa disse que adoraria ter um.
Ou seja, o charme desse carrinho que já circula há mais de 7 décadas continua intacto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário