sexta-feira, 18 de março de 2016

OS DEVORADORES DE MORTADELA

Hoje quando falei da manifestação dos que defendiam o Impeachment, no domingo passado, minha grande amiga Lúcia Duarte se ofendeu e me disse: "Não era do 'pessoal do impeachment', Rafa, era do pessoal contra a corrupção, do pessoal a favor da operação lava-jato, do pessoal a favor do impedimento do Governo, do pessoal contra o Lula, do pessoal querendo garantir a democracia etc etc etc."
E ela está corretíssima.
Nas grandes manifestações estão reunidas diversas pautas.
Na de hoje, a mesma coisa. Havia quem estava lá para defender o Lula, contra um possível Impeachment da Dilma, contra um suposto golpe midiático de Estado e pela defesa do resultado das urnas até que se provem culpados os eleitos.
Ir pra rua se manifestar é extremamente saudável. É democraticamente saudável. Desde que haja o respeito com o próximo, principalmente com o próximo que tem opinião diversa.
Exageros há de ambos os lados. Ofensas, ataques pessoais e propostas descabidas como a volta da Ditadura Militar, por exemplo.
Hoje li aqui no Facebook que as manifestações só tinham pessoas que ganharam dinheiro, transporte e sanduíches de mortadela. Além disso, a prioridade seria para mulatos e pardos. Isso é tão imbecil quanto dizer que nas manifestações contrárias ao governo só havia ricos.


 


Se essas multidões de hoje fossem formadas apenas por quem ganhou pão com mortadela, iria faltar mortadela no país por um bom tempo. Uma lástima, por sinal, pois um pão francês quentinho com mortadela bem fininha é um manjar dos deuses, até para os quatrocentões paulistanos que se despencam até o Mercado Municipal atrás da iguaria.
Houve ônibus para os manifestantes? Houve.
Os sindicatos levaram muita gente? Levaram
Os palanques foram pagos por alguém? Foram.
Mas as mesmas questões devem ser feitas em relação às manifestações oposicionistas.
Tipo:
Quem bancou a confecção dos pixulecos distribuídos a rodo para a multidão?
Quem pagou pelas dezenas de caminhões de som espalhados Brasil afora?
Porque o Metrô de São Paulo teve as catracas liberadas no domingo e hoje não?



O que as pessoas têm que perceber é que não se trata apenas do combate à corrupção (causa que uniria facilmente os dois lados). Há uma grande disputa pelo poder.
Não ver isso é querer se fazer de cego.
Repito o que já disse aqui diversas vezes.
Qualquer um que 
.
seja condenado com provas concretas de corrupção deve perder seu cargo e ser preso. Qualquer um. De qualquer partido. Ouvir alguém defender o Cunha porque assim fica mais fácil derrubar a Dilma fede a hipocrisia.
E deixo uma questão no ar.
Caso Dilma perca seu mandato, caso Lula se torne inelegível, a cruzada contra a corrupção continuará nas ruas? Faremos manifestações até que todos os demais corruptos entrem em cana? Temo que não, mas tomara que eu esteja enganado..



Nenhum comentário:

Postar um comentário