sexta-feira, 23 de julho de 2010

Brazileiros e brasileiras...

O samba Querelas do Brasil, de Maurício Tapajós e Aldir Blanc, estupendamente interpretado pr Elis Regina, já dizia: "O Brazil não conhece o Brasil".
Com certeza os dois países existem: o Brasil e o Brazil. Só que este último está muito mais ligado ao imaginário do que ao mundo real.
Se nós mesmos não sabemos definir muito bem quem somos, imagine o resto do mundo.
Por mais que o Brasil hoje tenha uma maior visibilidade do que tempos atrás; por mais que Obama diga que Lua é o cara; por mais que saibam que somos bons com a bola nos pés, nossa imagem lá fora ainda é absurdamente estereotipada.
Tudo bem... Um estrangeiro sempre tem uma idéia pré-cncebida de outro país. Podemos saber um pouco mais sobre países com grande visibilidade como Estados Unidos ou França, mas outros como Rússia ou Austrália são tão distantes para nós, como somos para eles.

A gente costuma fazer associações:

França - amor, Torre Eiffel, queijos e vinhos





Estados Unidos - dinheiro, estátua da Liberdade, hamburguer







Rússia - frio e vodka





Austrália - Cangurus e..... sei lá o que mais.






No século passado, graças a Hollywood, éramos associados à rumba e à impunidade.
O ritmo caribenho ficava por conta de Carmem Miranda , suas performances, seus balangandãs e turbantes.

Os filmes também transformaram nosso país no destino preferido dos criminosos que aplicavam golpes e falcatruas.
Em " Irmãos Gêmeos" (1994), o personagem de Danny DeVitto, ao ter que entregar 5 milhões de dólares para bandidos, solta a seguinte frase: “Anda, pega, vai viver como um milionário em algum lugar. Brasil, por exemplo!”

Só que de uns tempos para cá nossas associações lá fora não são das mais dignas. Querem exemplos práticos?
Para ficarmos no campo do cinema, que tal o filme "Turistas", em que seis jovens vêm passar férias aqui e são assaltados, drogados e ainda acabam vítimas de uma quadrilha de tráfico de órgãos.

Este post, na verdade se originou de duas notinhas que li na Internet. Duas "celebridades" estrageiras falando mal do Brasil.
O primeiro foi um integrante do grupo do cantor 50 cent que está fazendo shows por aqui. O DJ haitiano Whoo Kid (who?????) twitou a seguinte mesnagem: "A única porcaria pelo que o Brasil é conhecido é por sexo, mulheres e AIDS".
O outro foi o "talentoso" Sylvester Stallone, que gravou por aqui mais uma "pérola" do cinema mundial, intitulada "Os mercenários". Rambo Balboa disse que aqui podia explodir tudo o que quisesse, que as pesoas ainda diziam "obrigado" e que ainda ofereciam um macaco para você levar para casa. O ex-puglista e combatente traumatizado do Vietnã, também falou da violência por aqui. Disse que um lugar onde policiais usam roupas pretas com caveiras cravadas por uma adaga (se referindo ao BOPE) já mostra o quão problemático é o lugar.

As declarações geraram uma enxurrada de protestos via twitter, mas convenhamos que com a história do BOPE não dá para não concordar...
Vira e mexe nossa mídia se agita com tais referências.
Lembram quando um episódio dos Simpsos mostrou uma visita da família ao Brasil. Autoridades se revoltaram com as gozações títpicas da série, que na verdade sacaneavam muito mais a forma como os americanos viam nosso país...


Esse tipo de reação é uma besteira!
Enquanto os travestis brasileiros invadirem o Bois de Boulogne, em Paris; enquanto desmatarmos a Amazônia de forma impensada; enquanto a miséria for paisagem em nossas cidades; enquanto não houver seriedade das classes políticas; enquanto a violência não for combatida de maneira eficiente, nossa imagem continuará ruim perante o mundo e perante nós mesmos. E não vai ser a imagem de macacos e cobras pelas ruas que vai piorar isso.
Podemos ser mais do que o país do futebol, do carnaval e das belezas naturais... Mas não são apenas campanhas publicitárias que vão mudar nossa imagem.
Vêm aí a Copa e os Jogos Olímpicos, oportunidades de ouro de nos livrarmos dos macacos, isso, é claro, se não pagarmos mico.

2 comentários:

  1. É, Rafa, a gente anda mal de imagem...

    Do jeito que a maré está, dá até saudade da bunda institucionalizada pela Embratur na propaganda oficial...

    Parabéns pela reativação do blog!
    Lu Duarte

    ResponderExcluir