segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um pulinho na casa do vizinho


Há duas semana estive em Montevidéu, capital de nosso vizinho, o Uruguai. Digamos que foi uma viagem um tanto quanto rápida. Cheguei por volta das três da tarde de terça e saí 24 horas depois. O objetivo, gravarmos uma entrevista especial com o escritor Eduardo Galeano, para o Observatório da Imprensa.

Dizer que conheci Montevidéu seria forçar a barra. Fui ao estádio Centenário, gravar uma abertura para o pragrama. Dei uma voltinha pelo centro, onde ficava nosso hotel e percorri parte da orla, a caminho da casa do nosso entrevistado.

Pelo que pude ver, a cidade é interessante. Limpa, organizada e muito antiga, pelo mesmo na área central. E antiga, não apenas no sentido histórico da palavra. Você vê poucas construções contemporânea. Parece que aquela área parou no tempo há uns 50 anos. De novo mesmo, só o aeroporto de Carrasco, inaugurado há seis meses.


É uma cidade pequena, talvez menor do que Vitória, no Espírito santo, mas em compensação muito tranquila.

Nosso motorista, o José Luis, bem que se esforçou como guia turístico, nos contando curiosidades sobre a cidade, mas dizer que conheci Montevidéu, realmente, não posso.

A correria valeu pela entrevista. Um delicioso bate-papo sobre futebol entre Alberto Dines e Eduardo Galeano (autor, entre outras obras, de Futebol ao Sol e à Sombra). Um daqueles prazeres que a profissão nos dá.


O Uruguai ainda estava vivo na Copa e o escritor, como aliás todo o povo uruguaio estava empolgado. Por toda a cidade era possível ver camelôs vendendo bandeiras e camisas piratas (até porque tentei comprar a 13, de Loco Abreu, mas não havia uma loja sequer com camisetas oficiais à venda). Por todo lado, como aqui, também era possível ver carros coma aquelas bandeirinhas que ficam presas na janela.


Fiquei com vontade de conhecer Montevidéu.... Quem sabe na próxima...

PS: Seguem os links para o programa no Youtube (em 6 partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário