quarta-feira, 28 de julho de 2010

QUE SACO!!!!

Já notou que a gente reclama muito mais do que faz algo de prático para diminuir as reclamações?
Não acha que seja assim? Vejamos então algumas questões como a da economia de água ou da poluição do meio ambiente...
Com certeza você não está satisfeito com a conservação natureza. Mas o que que fazer ? Isso é papel das autoridades, certo? ERRADO!

É claro que podemos e devemos pressionar os governos a se preocuparem com as questões ambientais:
Redução do desmatamento na Amazônia...










Preservação de animais silvestres...











Incentivo às fontes de energia renováveis...









Mas existem atitudes que idependem de qualquer documento oficial, de qualquer decreto governamental.

Quer campanha mais original do que a do "Xixi no banho".


Uma descarga gasta, no mínimo, 10 litros de água cada vez que você aciona a válvula. Só a cidade do Rio de Janeiro tem 6 milhões de habitantes. A cada mês, se as pessoas tomarem um banho por dia, e fizerem um xixi ali, estaremos economizando 1 bilhão e oitocentos milhões de litros de água tratada. O volume equivale a cerca de setecentas piscinas olímpicas.

Mas, este post é, principalmente, sobre outra atitude, a da substituição dos sacos plásticos. Existe até uma lei para isso, mas na prática nada mudou. Ou se mudou, foi muito pouco. O supermercado que eu frequento, da rede Prezunic, por exemplo está dando um desconto de 3 centavos a cada cinco itens para continuar distribuindo saquinhos e ninguém reclamar. E o próprio Ministério Público já disse que não tem como fazer nada e que a mudança de atitude deve partir dos consumidores.

Então o que podemos fazer?
Ter sacolas reutilizáveis é uma boa saída. Ande com elas na bolsa (existem umas bem compactas) ou na mala do carro. Use-as para pequenas compras.



Além disso elas podem ser super-criativas.

Nas compras de mês, dê preferência aos supermercados que oferecem caixas de papelão. Por incrível que pareça, elas são mais práticas do que os sacos. Você tem condições de acomodar melhor as compras, elas ficam mais bem arrumadas no porta-malas e são mais fáceis de transportar na hora de tirar tudo do carro e levar pra dentro de casa. (Essas caixas são de produtos que chegam ao supermercado e acabarão sendo recicladas depois que você usá-las).

Tenha bolsas térmicas. Elas serão úteis nas compras de carnes e de congelados.
Não se deixe levar pelo preconceito. Aqueles carrinhos que as velhinhas geralmente usam para fazer compras podem ser uma ótima opção para não carregar peso, além de evitar a necessidade das sacolas.

É uma questão de hábito. E é claro que a maioria das pessoas continuará a usar os saquinhos, mas não dá pra deixar de fazer o certo só porque a maioria não muda de atitude.
Ahhh! E quanto à desculpa de que os saquinhos são necessários para embrulhar o lixo e recolher "caquinhas" caninas, adote sacos de lixo, que não são tão caros assim e podem receber muito mais lixo do que um saquinho de supermercado. Se na sua casa o volume de lixo é maior, use uma lixeira maior.

Sacos plásticos são uma praga para a natureza e só são oferecidos com tanta fartura porque, ao contrário das latinhas de alumínio, eles não têm uma reciclagem economicamente viável.





Vamos diminuir este estrago?
Espero não ter enchido o saco de vocês...

Um comentário: