domingo, 18 de julho de 2010

Tempo, tempo, tempo, tempo...

És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...


Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...



Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...



(Oração ao tempo - Caetano Veloso)


Em seu português espanholado (ou castellanado, como queiram), o professor Hugo Lovisolo falava, em uma aula de mestrado, o quanto que as pessoas valorizam, hoje em dia, o fato de terem uma vida atribulada. O quanto que aquilo, para elas, as tornava importantes aos olhos da sociedade.
A frase, assim solta, pode não lhes dizer muito, mas para mim a carapuça serviu direitinho. Durante todo o primeiro semestre deste ano repetia a cantilena de que estava assoberbado: o trabalho na TV, na coordenação de produção do CTE, as aulas de Jornalismo Esportivo, as aulas de mestrado e a conclusão do livro. Não que fosse mentira... Fiz tudo isso mesmo. Mas por que tudo isso? E por que tudo ao mesmo tempo?
Nos tempos em que trabalhava no SBT Rio e no jornal de rede da TVEencarava dois fechamentos por dia, trabalhava cerca de 12 horas por dia... Profissionalmente era bom pra mim. Financeiramente, também. Mas e a vida, como ficava?
Dei um tempo (sempre o tempo no meio de tudo), cuidei mais de mim. Mas, novamente a tentação de acabar com os momentos ociosos (que insistimos em desvalorizar) voltou e fui acumulando tarefas.
Esta madrugada acordei e, com esses pesamentos me atazanando, perdi o sono. Só depois de uma xícara de chá de jasmim e da decisão tomada de abrir mão de meu trabalho na coordenação de programas para a TV Universitária, consegui voltar ao travesseiro.
Antes de dormir, porém, o refrão de uma música do bom e velho Geraldo Azevedo me veio à cabeça: "O meu coração me diz, fundamental é ser feliz..."

3 comentários:

  1. Grande Rafa. Cada vez mais bonito e legal o teu Blog ! Bom poder te ler !

    Grande abraço

    Ruy - directo D 'Africa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Ruy...
    O que estás a fazer por aí?

    ResponderExcluir