sexta-feira, 15 de abril de 2016

AO DEUS DARÁ


Búzios, tarô, I Ching, quiromancia, bola de cristal...

Se acreditasse em algo assim já teria me dirigido a algum guru de plantão que pudesse acalmar meu espírito, que pudesse me dizer o que o amanhã nos preserva. E acho que mesmo que ele confirmasse os maus presságios que pressinto seria melhor do que conviver com as dúvidas, ou pior, as quase certezas, sobre o que o futuro nos reserva.

Fico lembrando de um passando recente e que agora nos parece tão distante. Lembrando da ilusão de que mesmo através de caminhos tortuosos estávamos indo na direção certa. Pelo menos essa era a nossa esperança. Esperança de que finalmente tínhamos acertado o rumo, de que a bússola nos indicava mares mais tranquilo. Tínhamos a impressão de que não haveria mais retorno.

Porém, ai porém...

A calmaria não passou de uma falsa ilusão. Hoje nota-se que se tratava de uma vitória de Pirro; uma conquistaa obtida a alto preço, mas que gerou prejuízos irreparáveis. A base que nos mantinha era lodacenta e em nenhum momento se buscou solidificá-la. Achou-se que bastava jogar a regra de um jogo viciado e estabelecido há muito, muito tempo. Paga-se, hoje, o preço por isso.

Que oportunidade perdemos..

Chorar sobre o leite derramado não deveríamos, afinal é assim que determina o dito popular, mas não há como não lamentar. Lamentar os lamentos que estão por vir. Lamentar as portas que vão se fechar, as pontes que irão ruir.

Meia volta, volver.

Pessimismo? Sim, total. E, a meu ver, bastante justificado.
Quando o sonho vira pesadelo e o pesadelo se torna realidade, fica muito difícil visualizar qualquer aspecto positivo

Não tenho a mínima ideia do que irá acontecer.
Haverá resistência? Não Sei.
Aceitaremos resignados? Não sei.
Como não sei, também como iremos revitalizar nossos ideais.
É como se num jogo de tabuleiro tivéssemos tirado uma carta que nos obrigasse a voltar ao início. Uma longa trajetória que, espero, novas gerações possam ajudar-nos a percorrer.
O caminho não será fácil.

Se estou disposto a recomeçar?
Sempre


Nenhum comentário:

Postar um comentário